segunda-feira, 17 de junho de 2013

Por que chorar é normal

Essa coisa de que a gente não pode sentir pena de si é a pior babaquice já contada pelos mentirosos de Hollywood. O pior é que a gente acredita e fica se fazendo de forte todo o tempo. Pelo amor! Se a mala tá pesada, joga um pouco das tralhas fora e alivia o peso. Se os olhos estão cheios, deixa vazar toda essa água e inundar o mundo. Se sua vida for tão complicada a ponto de te pirar vez ou outra,  reclame.


E nem vem com essa de que reclamar não muda nada. De fato. Não muda... Mas "super" alivia. Poxa, a gente nasce sem saber o que tá acontecendo, onde tá chegando e quando vê já tem um monte de referências familiares pipocando na cabeça. Nem dá tempo de tirar as próprias conclusões e já vem todo mundo dizendo que isso é errado, que aquilo é melhor, que chuva molha, fogo queima...

Com tudo isso ainda querem que a gente viva loucamente sendo feliz todo o tempo. Como? Me explica? Sim por que tem hora que tudo o que eu quero é sentar no meio fio, deitar a cabeça no joelho e chorar até a barra da calça encharcar. Mas eu posso fazer isso? Claro que não! Tenho que escovar o cabelo, passar batom e fingir que não tem uma bomba “tique-taqueando” dentro de mim.

Que saco. Que porcaria. Que coisa! Quero ter direito a sentir dor e fazer careta, quero lamentar minha sorte, quero sentir pena da minha situação e quero, sim, ingerir calorias desnecessárias como escapismo para a tristeza. Mas quero tudo isso sem ninguém entupindo minha cabeça com autoajuda e clichês do tipo “você supera”, ou “tem gente em situação pior”. Eu sei que tem. Sei que a África continua faminta, que a violência só aumenta e que muita gente está, nesse momento, sofrendo num hospital. Mas para mim, para a minha capacidade de superação, tá difícil também. Problema não tem tamanho, força para superar é que tem. E se eu não estiver a fim de superar, não quero “ter” que superar. Não agora, não na marra... Talvez amanhã quando os olhos desincharem e o peso nos ombros diminuírem eu supere. Mas agora eu quero é sofrer com toda a vontade. Quero chorar até a tristeza secar. Quero ser mimada,  acalmada e quero um copo de água com açúcar, por favor!
(L.K)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí!? Gostou do que leu?????