sexta-feira, 7 de junho de 2013

Seja elegante!

Hoje eu estava em pé no ônibus, voltando do trabalho para casa, quando entrou uma senhora bastante idosa e  com dificuldades para locomoção. Até aí tudo bem, tendo em vista que pessoas idosas entram em transportes coletivos todo o tempo. O problema foi eu ver aquela senhora procurando lugar para sentar e ninguém, absolutamente ninguém, ceder lugar à ela. Nem aqueles que estavam sentados em assento  destinado aos idosos. 

Claro que não aguentei e solicitei que alguém, pelo amor de Deus, levantasse. Aí o negócio ficou pior. Todos disfarçaram, cada um no seu canto, esperando pelo outro, até que, finalmente um ser, dotado de uma fagulha de bom senso, levantou. 

O que está havendo com o mundo? O que a última geração de pais e mães ensinou para suas crianças? Onde foram parar a gentileza, o "bom dia" e o "por favor"...? É assim agora? Cada um por si? Que mundo é esse que não cuida das pessoas? Que não cuida da vida!

Confundiram cuidar da vida alheia com fazer fofocas e julgamentos. Mas não é isso não! Cuidar do próximo é ter empatia por ele, é pensar que poderia ser você em situação semelhante, é ter compaixão, respeito e aquela coisa incrível, que está quase extinta, educação!

Entenda que se você jogar lixo fora da lixeira, vai atrapalhar o espaço alheio. Então pegue suas porcarias e jogue dentro da sua casa. Se você sair por aí buzinando para todas as "bundas" que passam na sua frente vai estar desrespeitando não apenas sua esposa ou namorada, mas também a dona da "bunda". Quando você fura a fila além de atrapalhar as outras pessoas, está pagando um grande mico com aquela cara de paisagem para ignorar os olhares a sua volta. Se você não dá passagem para um carro que precisa mudar de pista, você pode obriga-lo a andar, além do necessário, em busca de um retorno. Se você não levanta para uma pessoa idosa, gestante, com criança de colo ou qualquer pessoa com mais dificuldade em  permanecer de pé que você, não espere no futuro um tratamento diferente, afinal,  seus filhos vão copiar muito do seu comportamento.

Ou seja, se você for um desses ignorantes, mal educados, que não é capaz de viver em comunidade, saiba que um dia, com toda a certeza, você vai precisar de alguém que olhe e preze pela sua situação e isso, pelo "andar da carruagem", não vai acontecer. Portanto, retome aqueles hábitos "antiquados" e tente ser uma pessoa razoável. Faça uma sociedade mais bonita, educada e elegante, por favor! Ou, sei lá, mude-se, para a patagônia ou o Saara! Ok!?
(L.K)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí!? Gostou do que leu?????